Blog da Nilma

A INVASÃO DO INDIVIDUALISMO NA IGREJA

Posted on: 02/07/2011


igreja individualista

Não falo, não vejo, não ouço


 "Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum".At 2.44.

Não são só políticos, executivos ou homens de poder e dinheiro que são individualistas, egoístas ou exclusivistas. Vivemos num mundo de homens, onde todos só pensam em si mesmos. Em virtude da proximidade de Cristo, em vir buscar a igreja, dentre os muitos desvarios e contradições, há uma invasão silenciosa e crescente do individualismo nas igrejas, absorvendo as pessoas de maneira extremamente sutil. O orgulho a vaidade e a soberba têm contribuído sobremaneira para o sucesso.

Há os individualistas assumidos: São aqueles que reconhecem sua posição como pessoas que recusam a dividir tudo o que possuem, inclusive suas vidas e famílias.Sabem que este comportamento não é digno de honra mas não estão dispostos a se corrigirem.

Também tem os individualistas exibicionistas: Estes falam de seus defeitos como se fossem qualidades de grande valor. Tudo o que fazem é pensando em si mesmos. Demonstram atitudes de cooperação, mas tudo visando um só interesse: os seus próprios objetivos. São egocêntricas.

Outro a ser lembrado é o individualista oculto: Está dentro da igreja e passa desapercebido por muitos.Tem comportamentos de extrema bondade, fala dos seus feitos, mas não gosta de dividir quase nada, a não ser que ganhe algo em troca. Gosta de ser notado discretamente, e sente prazer de estar no meio dos “grandes”. Refiro-me aos famosos grandes pregadores, conhecidos evangelistas e tantos outros que sobressaem. Não dividem principalmente suas amizades. Repartir o amor e atenção com pessoas tão privilegiadas, pode significar a perda da posição de importância em que se ocupa. Ficar em 2º lugar é inadmissível. O individualismo tem se tornado coletivo.

O mais triste de tudo isso é que a igreja de Deus está desatenta e perdendo seu alvo maior que é levar e viver o evangelho. Que discípulos estamos formando? que exemplos estão dando na igreja? Até quando as igrejas ficarão discutindo cargos e hierarquias e se esquecendo dos pequeninos? O papel da igreja de Deus é acrescentar, somar doses tríplices de amor e dividir e compartilhar sim, amarguras, dores e tristezas, para que possam ser extintas. Em Atos dos apóstolos havia uma concretização unânime; “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum”. Atos 2.44. A igreja de Cristo não se resume somente numa igreja local da comunidade, e sim no conjunto de todo um só corpo. Vamos ligar os elos! vamos estar juntos! vamos inundar o mundo com o amor de Cristo!

Por Nilma Coimbra – Livro “Meditando a Palavra”

 

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: